sexta-feira, 28 de junho de 2013

Debate sobre redução da maioridade penal será promovido hoje na Câmara de Suzano

Foto/Divulgação: Vereadores Walmir Pinto e Ari do Posto
Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a polêmica em torno da redução ou não da maioridade penal no País, a Câmara de Suzano realiza nesta sexta-feira (28 de junho) uma Audiência Pública sobre a redução ou não da maioridade penal no País. Aberta ao público em geral, a atividade é resultado de uma ação conjunta dos vereadores Ari Serafim Barbosa (PC do B), o Ari do Posto, e Walmir Pinto (PT). Quatro convidados irão explanar e defender seus pareceres favoráveis e contrários à medida.
A premissa da iniciativa, que será realizada às 19 horas, no plenário da Câmara de Suzano (Rua Paraná, 70, Jardim Paulista), é mobilizar a população para se discutir os prós e contras da proposta a partir de uma análise mais profunda sobre o tema. Para isso, quatro lideranças debaterão o assunto, sob a mediação do advogado e professor de Direito Político, Eleitoral e Constitucional Olavo Câmara
A defesa da redução da maioridade penal ficará a cargo do secretário de Governo de Suzano, Rafael Garcia, e do presidente da 55a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Laerte Plínio Cardoso de Menezes. Contrários à medida estarão a diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), Ana Lucia Ferreira, e o diretor da União Juventude Socialista (UJS) e da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Marcelo Arias.
A sugestão da Audiência Pública sobre a redução ou não da maioridade penal partiu do interesse comum entre os vereadores Ari do Posto e Walmir Pinto em fomentar o debate sobre o assunto na sociedade, levando-se em consideração a proporção que o assunto vem alcançando em todo o Estado de São Paulo.
Diante disso, Ari do Posto apresentou uma moção de apelo, aprovada pela Câmara de Suzano e enviada ao Congresso Nacional, solicitando a realização de um plebiscito no País, e Walmir propôs logo em seguida a realização de uma Audiência Pública, também acatada pela Casa de Leis suzanense.
Para Ari do Posto, a Audiência é uma oportunidade de a população conhecer diferentes visões sobre a redução ou não da maioridade penal e construir uma opinião racional em torno da questão:
“O fato de ter gerado uma moção de apelo em relação ao plebiscito não significa a adoção de medidas mais rígidas em relação ao menor. Ao contrário, impõe a necessidade de se discutir esse assunto com a maior profundidade possível e em todas as camadas sociais, atentando pelo fato de que a violência envolvendo o menor vem aumentado a cada dia em porcentagem altíssima”, diz.
Walmir Pinto acrescenta que a Audiência é uma forma de contribuir para que a população reflita melhor sobre o assunto, antes de se tirar conclusões precipitadas, muitas vezes influenciadas pelo apelo emocional dos noticiários:
“Os casos de violência envolvendo menores ganharam uma conotação muito sentimental na mídia, por isso, é preciso bastante cautela ao avaliar essa questão.Sem um debate mais profundo não dá para se posicionar a favor ou contra sem se deixar influenciar pela emoção”, ressaltou.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestantes lotam Câmara de Suzano e apresentam reivindicações

O movimento que tem ido às ruas de Suzano para cobrar mudança de postura por parte do poder público, esteve ontem(26/06) na sessão da Câmara de vereadores para apresentar a carta de reivindicações do grupo.

Foram à tribuna seis membros do movimento que se identificaram como “povo”. O grupo fez diversas críticas à atual administração do Prefeito Paulo Tokuzumi(PSDB) e ainda cobrou que os vereadores cumpram sua função de legislar e fiscalizar. Dentre os itens apresentados no documento estavam a cobrança do hospital regional, exoneração de parentes, redução da tarifa para 2,50, passe livre para estudantes, desempregados e professores, entre outras coisas.
  
Foi lido um trecho de uma reportagem, que dizia sobre a aprovação relâmpago dos salários dos vereadores, ocorrida ano passado, o grupo defendeu a redução dos pagamentos dos parlamentares e seus assessores para o valor estipulado pelo Dieese (em torno de R$ 2.500), com isso pretendem coletar assinaturas para que seja enviado um projeto de iniciativa popular. Atualmente os vereadores ganham em torno de 10 mil reais por mês.

Após o término, cerca de 300 manifestantes protestaram pela rua Baruel, Glicério, seguiram pela Prudente de Moraes, onde travaram o trânsito e finalizaram o ato na Praça Cidade das Flores. A próxima manifestação está prevista para próxima sexta-feira(28/06), às 17h30, na praça João Pessoa.  

QUEBRA-QUEBRA
O ato se encerrou de forma pacífica na Praça Cidade das Flores. Momentos após o término do ato e dispersão dos manifestantes, um grupo de pessoas que já estavam na praça se aproveitou da situação para depredar e saquear as lojas da região central. A polícia militar interviu nos atos de vandalismo e os envolvidos foram detidos.    

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alto Tietê tem candidatos ao recém-lançado Conselho Estadual LGBT


Acontece neste sábado (29/06), das 9 às 18 horas, na Capital, a eleição para o recém-lançado Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Da região, concorrem ao Conselho os candidatos Lilian Santos, de Suzano, Dário Neto, de Ferraz de Vasconcelos, e Marcos Freitas de Souza, de Arujá.

Ambos os candidatos integram o Fórum Mogiano e o Regional LGBT do Alto Tietê, que têm grande expectativa quanto à eleição de representantes para o recém-criado conselho.

O conselho vai ser formado por 10 membros da sociedade civil. A eleição acontece na capital paulista e em mais sete cidades do Estado: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Campinas, Taubaté, Santos. Os eleitos vão ter mandato para a gestão 2013-2015.

A votação para moradores da Grande São Paulo será na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no Pátio do Colégio, 184, térreo, no Centro, Capital.

Podem votar, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, travestis, transgêneros, por autodeclaração e os heterossexuais que fizeram prévia inscrição e que os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado e estão aptos à votar. No dia da votação, é preciso levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência em seu nome.

O Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT tem a função de defender os direitos do segmento no Estado de São Paulo, monitorar e fiscalizar as políticas promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo em prol dessa população. É um órgão no qual sociedade civil cobra do Governo as políticas para a promoção da cidadania LGBT, das quais o poder público presta contas.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Novo manifesto está previsto para esta quarta em Suzano


Cerca de 4 mil pessoas tomaram conta das ruas de Suzano na tarde do último sábado(22/06). A multidão seguiu pelas principais vias da cidade. O movimento popular agregou manifestantes de vários setores e movimentos sociais, como Assembleia Nacional de Estudantes Livre (ANEL), União Municipal dos Estudantes de Suzano(Umes), Cursinho Chico Mendes, movimento de moradia, juventude, entre outros.

Todo o ato foi pacífico e trouxe várias reivindicações, como Passe Livre, celeridade na compra de medicamentos, construção dos hospitais na cidade, redução da tarifa de ônibus, cumprimento da Lei Ficha Limpa e da Lei de Acesso à Informação, transparência na administração, políticas públicas para a juventude, espaços culturais, exoneração de parentes, entre outras.

O movimento teve um tom politizado com gritos até internacionais. O governo de Tokuzumi (PSDB) foi um dos principais alvos de críticas, com gritos exaltados da multidão. Além disso, temas como Copa do Mundo, Saúde, Educação tiveram grande clamor popular, contra ou à favor.

O ato se dividiu em duas frente ao chegar no viaduto Leon Feffer (novo), onde houve interdição da SP-66. O outro bloco seguiu para o terminal, onde ocupou o mesmo. Na sequência seguiu para o viaduto velho (Ryu Mizuno), que também ficou fechado durante a passagem do ato. O ato seguiu sentido à Prefeitura novamente pela Rua Benjamin Constant, Portugal Freixo, Glicério e Baruel.
O próximo ato, conforme deliberado pela multidão na plenária final, quando foi apresentada a pauta de reivindicação é na quarta-feira, a partir das 17h30, com concentração na Praça Cidade das Flores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Grupos tentam sabotar manifestação em Suzano

As manifestações ocorridas em São Paulo, tem motivado a organização de protestos nos municípios da região do Alto Tietê. Em Poá tivemos uma mobilização na última terça-feira(18/06) em que a população ocupou a Câmara de Vereadores cobrando redução da tarifa de ônibus.

Já em Suzano foi criado um evento no facebook promovido pela página SOS Suzano, porém, duas páginas (Suzano Agora e Avante Suzano) que foram compor o bloco de organização do Ato, de forma arbitrária tomaram decisões com interesses em promover o PTB.

Foram protocolados documentos para o 32º Batalhão de Policia Militar e a Secretária de Transito e Mobilidade Urbana pelas duas páginas, sem consultar os demais envolvidos, descaracterizando o movimento que tem como objetivo de ser um protesto e não uma caminhada. O evento foi duplicado com o intuito de confundir e tentar se favorecer às custas da boa vontade da população de se manifestar.

Mais de 30 pessoas, deram um recado ontem em frente à Câmara de Vereadores, denunciando inclusive o oportunismo por parte do outro grupo que rachou. Com os gritos de “Suzano unido, jamais será vendido” e com cartazes evidenciando que o movimento promovido pela SOS Suzano, repudia o oportunismo das outras páginas. Participe e contribua no manifesto oficial: http://www.facebook.com/events/527331773995932/   

sábado, 15 de junho de 2013

Conversa em OFF (15/06/2013)


PROTESTO EM SP
Na última quinta-feira, em São Paulo, vimos uma grande mobilização da sociedade contra o aumento das passagens de ônibus e trens. Já por outro lado vimos a truculência e o despreparo da Polícia Militar que agiu como se estivéssemos em tempos de Ditadura ainda. No Na manifestação teve várias pessoas feridas, inclusive, jornalistas que exerciam seu trabalho de cobertura. Enquanto isso, Alckmin e Haddad andam de mãos dadas e não pretendem abaixar os valores de R$ 3,20.

PASSAGEM PARA R$ 2,95
Foi publicado decreto que oficializa o aumento da tarifa de ônibus em Suzano para R$ 2,95. Este foi o menor preço da empresa ganhadora do processo licitatório, que foi oferecido pela Radial. Esse valor já começa a valer no próximo domingo.  

MAURO VAZ NO PHS
De olho nas próximas eleições, o PHS apresenta suas novas executivas de Suzano e Poá, a sigla tem a pretensão de fortalecer na região. Na cidade de Suzano, quem comanda o partido é o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Vaz e em Poá quem preside, é Marcos Dornel   

PRESO
Nesta semana foi preso no Jardim São Bernardino, o ex-diretor da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Prefeitura de Suzano, Herbert Leão, que foi acusado de assaltar um ônibus. Ele foi pego pelos moradores do bairro, após ter fingido estar armado e ter roubado R$ 50 do caixa do veículo.


sábado, 8 de junho de 2013

Nepotismo: O governo da família em Suzano


O Prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) não abre mão de sua família dentro do governo, porém, isso é nepotismo. Após pressão do Ministério Público (MP), os fichas sujas (Fadul, Pedinho do Mercado e Chiquinho Passos) foram exonerados, mas, Tokuzumi não aplicou a mesma regra com os parentes que ainda ocupam cargos comissionados.

O MP já solicitou as demissões de seu irmão Jorge Tokuzumi, que ocupa secretaria de Planejamento, da cunhada Leonice Ramos Ferreira, responde pela pasta de Assistência e Desenvolvimento e também do Secretário de Cultura, Suami de Paula Azevedo que é cunhado da vice-prefeita Viviane Galvão (DEM).

A justificativa do prefeito é que as contratações são politicas e não comissionadas, por isso diz que não existe nada de ilegal. Enquanto antes diziam que na gestão passada era dos “forastas”, essa administração é a dos de “casa”, pra quê colocar gente técnica, se a família é tudo que há de melhor? Parece cômico, mas a situação é grave.

Tokuzumi está pagando preço alto, por ser mal assessorado e também por ter feito negociatas em época de eleição. Vamos ver até onde vai essa quebra de braço com o MP que não tem tido as mesmas atuações como antigamente.

NEPOTISMO

As práticas de nepotismo consiste no favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego, substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Em detrimento de pessoas com melhor capacidade técnica para o desempenho das atividades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...