quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sarau Literatura Nossa celebra seleção no ProAC

O tradicional Sarau Literatura Nossa promovido pela Associação Cultural Literatura no Brasil foi selecionado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado de Cultura. O Sarau é realizado uma vez por mês no bairro Jd. Revista, em Suzano. Em comemoração à seleção, a Associação realiza  nesta sexta-feira (22) mais uma edição do Sarau, a partir das 19h30.

Os membros da entidade prometem uma grande festa para comemorar a seleção do sarau no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), onde a associação receberá uma verba para estruturar as atividades do Literatura Nossa.

Segundo o escritor e um dos fundadores da entidade, Ademiro Alves, o Sacolinha o prêmio fortalecerá as ações da associação. “Com esse prêmio iremos ampliar o projeto, visitando cada vez mais escolas e trazendo ao sarau grupos e coletivos de cultura popular, além de produzir o Vídeo Literatura III, com 24 escritores e poetas.” destaca.

A presidente da associação, Débora Garcia, diz que este prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado. “Nossos projetos são realizados, geralmente, em lugares onde o poder público municipal não chega com os projetos culturais. Prova disso é esta seleção, onde fomos premiados com uma verba pública para que possamos dar continuidade às nossas atividades”. ressalta.

O Sarau Literatura Nossa é realizado toda 3ª sexta-feira do mês. Desta vez, por conta do feriado da Proclamação da República, a edição de novembro será realizada na 4ª sexta-feira do mês. O local fica Rua Itapeva, nº 30, Jd. Revista, e contará com a presença dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade, com apresentações de poesia, música, cinema, teatro e dança.

Nesta edição haverá ainda o lançamento dos livros “Bentevi Itaim”, de Akira Yamazaki e de “Cardume” de Carlos Moreira. O poeta Akira fará uma apresentação lítero-musical com poemas do seu livro.

Os rappers Vinão alôbrasil, NP Vocal e Dj Fire promoverão um pocket show ao final do sarau. Interessados em se apresentar no sarau devem chegar com 30 minutos de antecedência.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Câmara reprova retorno de 5% para remanejamento de verba entre secretarias

Os vereadores da situação reprovaram na sessão de ontem, a proposta do vereador Walmir Pinto (PT) que diminuía para 5%, o limite de remanejamento de verba entre as secretarias do orçamento público, para o petista o retorno desse valor seria importante para que houvesse diálogo entre legislativo e executivo.

Atualmente, o Prefeito pode realocar até 22%, sem precisar passar na Câmara Municipal. Por outro lado, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Claúdio Anzai (PSDB) que prevê a restauração de imóveis públicos e privados pichados, ficando a cargo da prefeitura realizar gratuitamente o serviço, a proposta foi bastante criticada, sendo considerada inconstitucional. Também foi aprovado a mudança na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) passará de 2% para 3% em Suzano, o projeto foi enviado pelo executivo.

Estiveram presentes na sessão, um grupo de enfermeiros da rede municipal de saúde para pedir o apoio dos vereadores. A categoria cobra a redução da jornada de trabalho semanal de 40 para 30 horas. O vereador Luiz Carlos Geraldo (PT), o Professor Luizinho, apresentou uma moção de apoio aos profissionais. O documento foi aprovado por unanimidade.

domingo, 10 de novembro de 2013

Cidades do interior receberão palestras do escritor Sacolinha


A programação do projeto Viagem Literária do mês de novembro conta com 28 escritores de literatura adulta e infantojuvenil que viajarão para 70 municípios paulistas. Entre esses autores está o escritor suzanense, Ademiro Alves, o Sacolinha, que percorrerá cinco cidades num período de três dias. Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, o autor passará pelos municípios de Piedade, Rancharia, Bastos, Palmital e Cerqueira César.

Esta já é a segunda vez que Sacolinha é convidado para participar do projeto. A primeira, ocorrida em 2011, o autor suzanense percorreu as cidades de Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá, Águas de Lindóia e Mococa. Nestas cidades o autor ministrou oficinas de criação literária, onde forneceu elementos que estimularam o processo criativo dos participantes, tal como o domínio de ferramentas básicas que puderam permitir a execução de pequenas histórias, individuais e coletivas.

Para Sacolinha o Viagem Literária é um dos únicos projetos literários completos existentes no Estado de São Paulo. “É um projeto que contempla a todos. Valoriza o escritor, coloca os leitores de frente para seus escritores preferidos e promove o espaço da biblioteca. Geralmente os projetos literários só contemplam uma categoria, e na maioria das vezes é o leitor ou a biblioteca, o escritor raramente é lembrado”. Desabafa o escritor.

Todas as palestras serão ministradas nas bibliotecas públicas destes municípios. Em duas horas de atividade Sacolinha pretende abordar sua trajetória literária, seus livros, seu processo de criação e ainda falar dos projetos literários que ele desenvolve em várias partes do Brasil. Cerca de 40 minutos da palestra serão dedicados às perguntas da plateia.

Estima-se que em cada cidade o autor falará para um público aproximado de 200 pessoas. Todas elas já leram algum livro do escritor Sacolinha. O Viagem Literária é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a SP Leituras que promove encontros com diversos autores brasileiros em 70 municípios do interior paulista.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Diário de Suzano é proibido de cobrir apresentação dos profissionais do "Mais Médicos"

A equipe do Jornal Diário de Suzano(DS) foi impedida de entrar no evento que apresentou ontem os médicos do programa do Governo Federal "Mais Médicos". Segundo a coluna lance-livre do jornal, a repórter Ariane Noronha e o fotógrafo Rodrigo Nagafuti, que foram ao Teatro Municipal Dr. Armando de Ré para fazer a cobertura do evento, foram proibidos de entrar por ordem do secretário da Secoi, Valdir da Silva Alves, o Valdir Sabiá.

O evento com características de público foi considerado “fechado” pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) da Prefeitura de Suzano. A explicação dada era que o evento seria “fechado”. O DS questionou o boicote na coluna "Ficou a pergunta: o que a Secoi teria a esconder?"

Os dez médicos que trabalharão em Suzano, sendo sete deles estrangeiros, foram apresentados para o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), da vice-prefeita Viviane Galvão (DEM), todos os secretários municipais, alguns vereadores e servidores da prefeitura. Os profissionais atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim São José, Jardim Alterópolis, Miguel Badra, Eduardo Nakamura (Miguel Badra), Vila Fátima, Jardim Europa e Jardim do Lago.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...