sábado, 22 de março de 2014

Bio-bras promove evento no Dia Mundial da Água

A SOS Mata Atlântica realiza o projeto Observando o Tietê, com patrocínio da SABESP, para a formação de 250 grupos de análise e monitoramento da qualidade das águas em todo o Alto Tietê.  Nossa região é chamada Alto Tietê Cabeceiras, por estarmos na cabeceira do rio. As análises serão feitas por 5 anos. Todas elas são cadastradas e inseridas pelo grupos em um banco de dados, para que se possa acompanhar a situação do rio.

A Bio-Bras é a instituição parceira, responsável pela formação de 50 grupos nesta região, realiza neste sábado (22/03), um evento em celebração ao Dia da Água e de formação na Barragem Ponte Nova, em Salesópolis, município onde nasce o rio Tietê, o mais importante de toda a região.

A bióloga Nadja Soares de Moraes abordará a importância deste recurso natural em nossa região, em seguida explicará o projeto Observando o Tietê que conta com a parceria da Bio-Bras para a formação de 50 grupos de monitoramento e análise das águas de rios e córregos, na região do Alto Tietê Cabeceiras. Haverá oficina de integração dos grupos de monitoramento e capacitação de representantes de instituições parceiras, que estão em processo de formação de novos grupos de monitoramento.

O evento contará com a presença da Secretária de Meio Ambiente de Salesópolis, Solange Wuo e o palestrante convidado Prof. Alexandre Hilsdorf da Universidade de Mogi das Cruzes(UMC) que abordará sobre a importância dos rios na vida urbana, enfatizando o rio Tietê e sobre a importância da vida aquática como símbolo da vida de um rio. Contará um pouco de sua pesquisa e do repovoamento de peixes no Tietê, culminando com a apresentação de seu livro sobre os peixes do rio Tietê, que serão doados para os grupos.

Ao final será feito uma visita à piscicultura e a soltura de peixes da espécie Tabarana, na barragem Ponte Nova.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...