sábado, 29 de dezembro de 2012

Paulo Tokuzumi anuncia boa parte de seu secretariado

Aos poucos, o Prefeito eleito Paulo Tokuzumi(PSDB) anuncia os nomes de seus secretários, no dia de sua diplomação apresentou seis membros e ontem(28/12) pela tarde, apresentou mais dez nomes de sua equipe para sua gestão em 2013.

Uma das grandes surpresas apresentadas, foi o da ex secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos do governo de Marcelo Candido (PT) e que foi candidata a prefeita pelo PCdoB, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha que assumirá a Secretaria de Politica Urbana. Outro ex-candidato a Prefeito que conquista um cargo, é Rafael Garcia(PSD) que ocupará a secretaria de Governo.

Os outros nomes apresentados ontem são: o dono do jornal "A Tribuna Suzanense", Valdir da Silva Alves, o Sabiá, comandará a Secretaria de Comunicação; Leonice Ramos Ferreira, cunhada do prefeito eleito, que irá ocupar a Secretaria de Promoção da Cidadania e Inclusão Social; Juvenal Antonio da Silva, que já foi secretário Transportes do ex-prefeito Estevam Galvão (DEM) e agora será chefe de Gabinete; Cintia Renata, na Administração; José Ferreira dos Santos, para Transporte; Luiz Higashi, na Defesa Social e Prevenção à Violência; Oswaldo João de Souza Filho, para Agricultura e Abastecimento; Vagner Pereira Pinto que é presidente do PSDB, em Participação e Descentralização;

Paulo Tokuzumi em suas escolhas seguiu uma linha mais política, a maior parte de seus secretários já foram candidatos a algo, como é o caso do vereador não reeleito Emerson Taboada de Faria, Maria do Lava Rápido (Esporte) ou então foram membros do governo de seu padrinho político, ex-prefeito e atual Deputado Estadual Estevam Galvão e também com outros partidos para ter maioria na câmara de vereadores.

Os secretários que ainda não foram definidos são das pastas de Meio Ambiente, Finanças, Infraestrutura e Obras, Planejamento e Gestão, Manutenção e Serviços Urbanos e Ouvidoria Geral, serão apresentados no dia da posse.

Meio Ambiente
Segundo fontes, o engenheiro da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Luiz Fernando Ussier deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente.

Veja como ficou o secretariado em Suzano

Cintia Renata (Adminstração)

Juvenal Antônio da Silva (Gabinete)

Valdir da Silva Alves (Comunicação Social)

Suami de Paula Azevedo (Cultura)

Luiz Higashi (Defesa Social e Prevenção à Violência)

Rogério Simões (Desenvolvimento Econômico Trabalho Negócios e Turismo)

Maria da Penhas Gelk (Educação)

Emerson Taboada de Faria (Esporte Lazer e Recreação)

Rafael Franchini Garcia (Governo)

Alexandre Dias Maciela (Negócios Jurídicos)

Vagner Pinto (Participação e Descentralização)

Carmem Lucia Lorente (Politica Urbana)

Leonice Ramos Ferreira (Promoção da Cidadania e Inclusão Social)

Valeria Riccio Genovezzi Fernandes (Saúde)

Oswaldo João de Souza (Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura e Abastecimento)

José Ferreira Santos (Transporte, Sistema Viário Trânsito e Mobilidade Urbana)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PSOL investiga possíveis irregularidades na Secretaria de Esporte em Suzano

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) Suzano pediu esclarecimentos à Secretaria de Esporte sobre as denúncias de irregularidades em entidades conveniadas à pasta. Entre as denúncias estão a falta de pagamentos de salários e direitos trabalhistas.
Segundo informações apuradas pelo PSOL, entidades que mantém convênio de projetos esportivos com a Prefeitura estariam violando direitos trabalhistas de profissionais.
No documento protocolado na tarde da terça-feira (18), o partido pede esclarecimento sobre os projetos e convênios firmados pela secretaria com entidades, valores repassados e informações sobre a regularidade das prestações de contas.
Segundo o PSOL, o objetivo é apurar se houve omissão por parte de Prefeitura na prestação de contas. Os pedidos foram feitos com base na Lei de Acesso a Informações Públicas, que garante a todos os cidadãos brasileiros o acesso aos dados oficiais.
De acordo com a Lei da Transparência, os dados solicitados devem ser fornecidos no prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais dez. Caso haja atraso injustificado, o órgão estará sujeito à penalização. Em caso de descumprimento injustificado de procedimentos e prazos, o requerente poderá acionar a Controladoria-Geral da União (CGU).

domingo, 16 de dezembro de 2012

Diminuição de sessões na Câmara de Suzano é reflexo de pouca produtividade


Na última sessão do ano na quarta-feira(12/12) foi aprovado o polêmico projeto de autoria do vereador Valmir Calixto Damasceno (PTB), o Dr. Valmir, que prevê a realização de apenas uma sessão ordinária por semana e diminui o tempo de fala na plenária para 7 minutos. Foi uma surpresa a votação ocorrer ainda este ano, pois, a previsão era da matéria ser votada novamente em 2013, que seria a melhor postura a ser adotada, já que o número de vereadores irá aumentar de 14 para 21.

Ficou evidente que a baixa produtividade do legislativo, foi um dos fatores que levou a aprovação do projeto, a câmara não tem propiciado grandes debates, tendo várias sessões com uma pauta em discussão, isso, de certa forma legitima a realização somente de uma sessão, o que falta para os vereadores é cumprir o seu papel e trabalhar para que as sessões sejam produtivas, não adianta ter três sessões por semana com duração de menos de 30 minutos com pouco trabalho. O tempo de fala na tribuna poderiam ter sido mantido os 10 minutos que é um tempo bom.

Sem muita discussão e votado por unanimidade pelos vereadores presentes, a pergunta que não quer calar, como será que está a relação de Lacerda (PTB) com seu companheiro de partido? Já que foi contrário a proposta, sendo que o projeto foi votado quando ficou de licença do cargo.

Pelos serviços prestados dessa legislatura, achei válido a redução de uma sessão, mas, a votação poderia ter sido deixada para a próxima legislatura definir, se os próximos veradores forem apáticos e defenderem interesses somente da cor partidária, ficou de bom tamanho uma sessão. E bora trabalhar cambada que nós pagamos muito bem o salário de vocês(10 mil), terão que trabalhar muito pra compensar o que ganham.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Equipe de transição dá sinais de possíveis nomes de secretários em Suzano

Foto: Wanderley Costa/Secom
Nesta sexta-feira (30/11) foram apresentados os integrantes da equipe de transição do governo do prefeito eleito, Paulo Tokuzumi, os nomes dão sinais claros de alguns dos possíveis secretários do governo do tucano em 2013.

Dos nomes mais sondados, estão a dirigente regional de ensino, Maria da Penha Gelk cotada para assumir a Secretaria de Educação, o comerciante e atual vereador, Maria do Lava Rápido para Secretaria de Transportes e Valéria Fernandes que já foi secretária-adjunta de Saúde na Gestão de Estevam Galvão de Oliveira (DEM), 
em 2001 a 2004, tem chances de ser Secretária de Saúde.

A  gestora social Leonice Ramos Ferreira que já foi conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também da Assistência Social, pode ser secretária de Promoção da Cidadania e Inclusão Social e a Jornalista do Portal AT11, Vivian Turcato pode aparecer como Secretaria de Comunicação(Secom) da Prefeitura. Na lista existem outros que podem assumir, façam suas apostas.

Possíveis nomes fora da equipe de transição
Cogitou-se o nome do candidato a Prefeito pelo PSD, Rafa Garcia para assumir alguma secretaria e também ventilou-se a possibilidade da jornalista da rádio metropolitana, Marilei Schiavi entrar na disputa com Vivian Turcato pela Secretaria de Comunicação.  


Lista de Integrantes da equipe de transição de Tokuzumi:

Alexandre Dias Maciel, 39 anos, advogado.
Almiro de Jesus, 59 anos, corretor de imóveis.
Cintia Renata Lira da Silva, 38 anos, advogada.
Emerson Taboada de Faria, 40 anos, comerciante.
Jorge Romanos Júnior, 38 anos, comerciante.
Jorge Tokuzumi, 61 anos, advogado.
Leonice Ramos Ferreira, 47 anos, formada em Letras e cursa Serviço Social. É gestora social e já foi conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também da Assistência Social.
Luiz Higashi, 61 anos, economista e contador. É agente fiscal de rendas aposentado e já atuou como analista econômico financeiro e analista de balanço.
Maria da Penha Gelk, 63 anos, funcionária pública da Secretaria Estadual de Educação. Já foi professora, coordenadora pedagógica, diretora de Ensino de Mogi das Cruzes, diretora de escola, supervisora de Ensino e por 12 anos dirigente regional de Ensino.
Vagner Pereira Pinto, 47 anos, comerciante. É presidente do Conselho de Segurança (Conseg) e bacharel em Serviço Social.
Valéria Fernandes, 47 anos, administradora hospitalar, enfermeira, pós-graduada em Gestão Pública.
Vivian Turcato, 31, jornalista.
Walter Talarico, 56 anos, empresário.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ônibus escolar é arrastado por trem de carga em Suzano

Foto: Pedro Carlos Leite/G1

Um ônibus escolar foi atingido por um trem no distrito de Palmeiras em Suzano, ontem de manhã, por volta das 7h. A linha férrea pertence a empresa MRS Logística. No local não existe cancela, mas tem sinalização indicando ao motorista a parada obrigatória no trecho da linha.

De acordo com o boletim de ocorrência, o maquinista de um trem da empresa MRS, que transportava carga de bobinas de aço, conduzia o veículo sentido Rio Grande da Serra. Quando ele passava pelo distrito de Palmeiras, um ônibus escolar atravessou os trilhos em uma cancela na avenida Avelino Mariano Penna, no Jardim Caulim.

A PM contou que o maquinista do trem buzinou, mas ao que tudo indica o motorista do ônibus não ouviu e passou direto pelos trilhos. A composição arrastou o veículo por 100 metros.

O ônibus faz o transporte de alunos da Escola Estadual Campos de Menezes. No entanto, segundo a polícia, no momento do acidente só estavam no veículo o motorista Josimar Nascimento dos Santos e a monitora Jociara Nascimento dos Santos. Eles foram encaminhados com ferimentos leves para a Santa Casa de Suzano.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vereadores em sessão “deflash” aprovam Lei de Educação Ambiental de Suzano

Em sessão “deflash”, com duração de menos de 30 minutos, na noite desta quarta-feira (21/11) foi aprovado o projeto de lei que trata sobre a Politica e o Sistema Municipal de Educação Ambiental de Suzano.

Os vereadores presentes foram unânimes na aprovação, sendo que somente o vereador Israel Lacerda não compareceu a sessão. Com esta nova legislação, a cidade implementa uma politica pública com a intenção de garantir com que a educação ambiental chegue a diversos cantos do municipio.

A coordenadora da CIMEA, Maria Henriqueta Andrade Raimundo destaca a importância da aprovação da legislação. “O meio ambiente fica muito no discurso. Agora passa ter ação em forma de lei”, para ela com o projeto aprovado fica garantido a estrutura e permite dar continuidade as propostas. “Teremos condições de fazer projetos e garantir qualidade”, concluiu.

A cidade tem sido referência em Educação Ambiental no Estado de São Paulo, vários são os exemplos, como a Formação de Educadores Ambientais Populares, a criação da CIMEA (Comissão Interestitucional Municipal de Educação Ambiental) sendo a quarta do Brasil, CISEA (Comissão Intersetorial de Educação Ambiental), entre outros eixos presentes na lei.

Como orgãos gestores da Política Municipal de Educação Ambiental, ficaram a Secretaria de Meio Ambiente e de Educação. A lei prevê recursos financeiros, por meio da criação do FMEA (Fundo Municipal de Educação Ambiental), também ficou instituído como data comemorativa o dia do Educador Ambiental Popular, dia 03 de fevereiro.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...