quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Saiba das manobras para aprovação do aumento do IPTU em Suzano

Após ter sido rejeitada a proposta na sessão do dia 27 de novembro, por não ter tido maioria absoluta de votos(11), a Prefeitura de Suzano em conjunto dos vereadores da base governista elaboraram uma manobra para conseguir a aprovação de praticamente do mesmo na sessão seguinte.

O Projeto que prevê a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) e resultará no aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 2014, retornou a Câmara e Vereadores em regime de urgência e foi aprovado por 12 vereadores na sessão de ontem.   

Retorno à sessão em regime de urgência:
O fato de o projeto ter voltado para a pauta da sessão de ontem, apenas uma semana após ter sido rejeitado, o que fere a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal (LOM), causou bastante discussão. Enquanto os parlamentares de oposição diziam que a medida é inconstitucional, o presidente da Casa de Leis, Said Raful (DEM), justificou sua atitude com uma "brecha" existente no regimento interno da Câmara.

Convocação de Marsal Rosa (PR):  
Para conseguir a maioria absoluta de votos (11), que não foi somada na última sessão, a estratégia foi convocar um vereador suplente do PR, Marçal Rosa, para substituir o parlamentar André Marcos de Abreu (PR), o Pacola, que, apesar de integrar a base governista, havia votado contra a medida na primeira votação, na semana passada. Na ocasião, o vereador Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli do PT, abandonou a sessão, e o placar ficou 10 a 9, não alcançado a maioria necessária.

Carlão da Limpeza mudou de voto:
O único parlamentar que mudou seu posicionamento nas duas votações foi Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza. Sua justificativa era de que o projeto sofreu alterações, mas não soube informar quais.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sarau Literatura Nossa celebra seleção no ProAC

O tradicional Sarau Literatura Nossa promovido pela Associação Cultural Literatura no Brasil foi selecionado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado de Cultura. O Sarau é realizado uma vez por mês no bairro Jd. Revista, em Suzano. Em comemoração à seleção, a Associação realiza  nesta sexta-feira (22) mais uma edição do Sarau, a partir das 19h30.

Os membros da entidade prometem uma grande festa para comemorar a seleção do sarau no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), onde a associação receberá uma verba para estruturar as atividades do Literatura Nossa.

Segundo o escritor e um dos fundadores da entidade, Ademiro Alves, o Sacolinha o prêmio fortalecerá as ações da associação. “Com esse prêmio iremos ampliar o projeto, visitando cada vez mais escolas e trazendo ao sarau grupos e coletivos de cultura popular, além de produzir o Vídeo Literatura III, com 24 escritores e poetas.” destaca.

A presidente da associação, Débora Garcia, diz que este prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado. “Nossos projetos são realizados, geralmente, em lugares onde o poder público municipal não chega com os projetos culturais. Prova disso é esta seleção, onde fomos premiados com uma verba pública para que possamos dar continuidade às nossas atividades”. ressalta.

O Sarau Literatura Nossa é realizado toda 3ª sexta-feira do mês. Desta vez, por conta do feriado da Proclamação da República, a edição de novembro será realizada na 4ª sexta-feira do mês. O local fica Rua Itapeva, nº 30, Jd. Revista, e contará com a presença dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade, com apresentações de poesia, música, cinema, teatro e dança.

Nesta edição haverá ainda o lançamento dos livros “Bentevi Itaim”, de Akira Yamazaki e de “Cardume” de Carlos Moreira. O poeta Akira fará uma apresentação lítero-musical com poemas do seu livro.

Os rappers Vinão alôbrasil, NP Vocal e Dj Fire promoverão um pocket show ao final do sarau. Interessados em se apresentar no sarau devem chegar com 30 minutos de antecedência.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Câmara reprova retorno de 5% para remanejamento de verba entre secretarias

Os vereadores da situação reprovaram na sessão de ontem, a proposta do vereador Walmir Pinto (PT) que diminuía para 5%, o limite de remanejamento de verba entre as secretarias do orçamento público, para o petista o retorno desse valor seria importante para que houvesse diálogo entre legislativo e executivo.

Atualmente, o Prefeito pode realocar até 22%, sem precisar passar na Câmara Municipal. Por outro lado, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Claúdio Anzai (PSDB) que prevê a restauração de imóveis públicos e privados pichados, ficando a cargo da prefeitura realizar gratuitamente o serviço, a proposta foi bastante criticada, sendo considerada inconstitucional. Também foi aprovado a mudança na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) passará de 2% para 3% em Suzano, o projeto foi enviado pelo executivo.

Estiveram presentes na sessão, um grupo de enfermeiros da rede municipal de saúde para pedir o apoio dos vereadores. A categoria cobra a redução da jornada de trabalho semanal de 40 para 30 horas. O vereador Luiz Carlos Geraldo (PT), o Professor Luizinho, apresentou uma moção de apoio aos profissionais. O documento foi aprovado por unanimidade.

domingo, 10 de novembro de 2013

Cidades do interior receberão palestras do escritor Sacolinha


A programação do projeto Viagem Literária do mês de novembro conta com 28 escritores de literatura adulta e infantojuvenil que viajarão para 70 municípios paulistas. Entre esses autores está o escritor suzanense, Ademiro Alves, o Sacolinha, que percorrerá cinco cidades num período de três dias. Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, o autor passará pelos municípios de Piedade, Rancharia, Bastos, Palmital e Cerqueira César.

Esta já é a segunda vez que Sacolinha é convidado para participar do projeto. A primeira, ocorrida em 2011, o autor suzanense percorreu as cidades de Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá, Águas de Lindóia e Mococa. Nestas cidades o autor ministrou oficinas de criação literária, onde forneceu elementos que estimularam o processo criativo dos participantes, tal como o domínio de ferramentas básicas que puderam permitir a execução de pequenas histórias, individuais e coletivas.

Para Sacolinha o Viagem Literária é um dos únicos projetos literários completos existentes no Estado de São Paulo. “É um projeto que contempla a todos. Valoriza o escritor, coloca os leitores de frente para seus escritores preferidos e promove o espaço da biblioteca. Geralmente os projetos literários só contemplam uma categoria, e na maioria das vezes é o leitor ou a biblioteca, o escritor raramente é lembrado”. Desabafa o escritor.

Todas as palestras serão ministradas nas bibliotecas públicas destes municípios. Em duas horas de atividade Sacolinha pretende abordar sua trajetória literária, seus livros, seu processo de criação e ainda falar dos projetos literários que ele desenvolve em várias partes do Brasil. Cerca de 40 minutos da palestra serão dedicados às perguntas da plateia.

Estima-se que em cada cidade o autor falará para um público aproximado de 200 pessoas. Todas elas já leram algum livro do escritor Sacolinha. O Viagem Literária é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a SP Leituras que promove encontros com diversos autores brasileiros em 70 municípios do interior paulista.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Diário de Suzano é proibido de cobrir apresentação dos profissionais do "Mais Médicos"

A equipe do Jornal Diário de Suzano(DS) foi impedida de entrar no evento que apresentou ontem os médicos do programa do Governo Federal "Mais Médicos". Segundo a coluna lance-livre do jornal, a repórter Ariane Noronha e o fotógrafo Rodrigo Nagafuti, que foram ao Teatro Municipal Dr. Armando de Ré para fazer a cobertura do evento, foram proibidos de entrar por ordem do secretário da Secoi, Valdir da Silva Alves, o Valdir Sabiá.

O evento com características de público foi considerado “fechado” pela Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi) da Prefeitura de Suzano. A explicação dada era que o evento seria “fechado”. O DS questionou o boicote na coluna "Ficou a pergunta: o que a Secoi teria a esconder?"

Os dez médicos que trabalharão em Suzano, sendo sete deles estrangeiros, foram apresentados para o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), da vice-prefeita Viviane Galvão (DEM), todos os secretários municipais, alguns vereadores e servidores da prefeitura. Os profissionais atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim São José, Jardim Alterópolis, Miguel Badra, Eduardo Nakamura (Miguel Badra), Vila Fátima, Jardim Europa e Jardim do Lago.

sábado, 19 de outubro de 2013

A Era da "Pedra" em Suzano


Quanto será o valor das pedras para Suzano? Para o prefeito Paulo Fumio Tokuzumi (PSDB) é essencial gastar quase 5% do orçamento da cidade, equivalente a 38 milhões para a compra de 732 mil toneladas de pedra, nem a pedra da boa deve custar isso. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu o processo licitatório para a contratação de empresa de fornecimento de pedras, pedriscos e pó, por considerar irregular e ainda multou o Prefeito no valor irrisório de R$ 3.874,00.

É de se estranhar a quantidade de erros que essa administração comete, o relatório contém 21 páginas com irregularidades. Além do alto valor, outros itens aparecem no relatório, como o da escrita no edital o “menor preço global” e o formato de contratação não foi o mais adequado para o tipo de compra, já que há outros modelos de licitação que permitem a compra por menor preço e de mais de um fornecedor. Essas denúncias foram feitas pelo advogado, André Luis Iera Leonardo, que defende uma das empresas concorrentes da licitação.

Tem sido um festival de lambanças e de desperdício de dinheiro público por parte de Tokuzumi, uma administração que parou no tempo, que tem uma visão da década de 70, que tem se demonstrado um verdadeiro governo da Idade da “Pedra”.    

domingo, 13 de outubro de 2013

Secretária de Saúde de Suzano balança no cargo

Os rumores de uma possível saída da Secretária Municipal de Saúde, Valéria Genovezzi ganhou mais força nessa última semana, com a nomeação da nova secretaria adjunta, Dagmar Barbosa Corato (ex-secretária de saúde de Arujá), que provavelmente será substituta da atual secretária.

A possível exoneração de Valéria Riccio Genovezzi foi propagada numa sessão da Camara Municipal em setembro, foi dita pelo vereador de oposição Walmir Pinto (PT) que “comemorou” essa provável saída.
 
Já o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), no dia seguinte, desmentiu essa informação ventilada na Câmara. "A Valéria não me comunicou que está saindo, não me disse nada a respeito. O que sei é que ela está trabalhando pela saúde da cidade", afirmou na época

É bem provável que ela mesma peça seu desligamento da administração pública em breve. Valéria, que foi nomeada por Tokuzumi no início de seu mandato, já foi secretária de saúde de Ferraz de Vasconcelos e secretária-adjunta de Saúde na Gestão de Estevam Galvão de Oliveira (DEM), em 2001 a 2004.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sociedade civil da região será representada na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

No último final de semana, de 20 a 22 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi realizada a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que contou com mais de 800 delegados de diversas regiões que foram eleitos nas etapas Municipais/Regionais. A educadora ambiental do Coletivo Educador VoS - Voluntários Socioambientais, Luciana Ferreira foi eleita delegada dentre as 38 vagas da sociedade civil para a etapa nacional.

A educadora destaca a pretensão do coletivo na etapa nacional. “A nossa presença na Conferência Nacional será de articulação e defesa de políticas públicas estruturantes para a Educação Ambiental de modo que o processo de construção e implementação dos planos municipais e estaduais de resíduos estejam em consonância com as Políticas Nacionais e Municipais de Educação Ambiental.” destaca.

Luciana critica a falta de organização ocorrida na Conferência Estadual. “Foi uma decepção, a sociedade não merece tanto descaso do Poder Publico. O minimo que a organização da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente deveria fazer era organizar uma metodologia para realização dos debates, mas isso não foi feito.” salienta.

Os debates da Conferência Estadual versaram sobre o tema " Política Nacional de Resíduos Sólidos", Lei 12.305/10, que foi explorado em quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, e Educação Ambiental.

Segundo ela, a falta de metodologia foi prejudicial no eixo de educação ambiental e ao processo. “Nós levamos 5 propostas estruturantes com uma concepção educadora e sistêmica, conseguimos aprová-las no nosso eixo temático, mas as propostas não foram encaminhadas para a etapa nacional por pura falta de organização da Comissão Organizadora.”

A educadora ambiental acredita que o processo em Brasília será diferente ao da etapa estadual.
“A minha expectativa é de que tenhamos espaço para discutir o máximo de propostas, de realizar articulações com outros Coletivos e que tenhamos organização e qualidade nos debates, teremos trabalho dobrado na etapa nacional.” conclui

A  4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, será realizada em Brasília de 24 a 27 de outubro.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Estado e União fecham contrato com escritor Sacolinha para palestras nas escolas


Escritor de Suzano vai ministrar palestras em escolas públicas e privadas 
do Alto Tietê, gratuitamente, ao longo de 1 ano.





















Numa parceria inédita entre Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, o escritor suzanense Ademiro Alves, o Sacolinha vai ministrar palestras gratuitamente em escolas públicas e privadas da região do Alto Tietê de forma itinerante. O projeto terá duração de 1 ano. Escolas interessadas devem entrar em contato com o autor.

O projeto “Juntos Somos Mais” foi proposto pelo escritor em 2011 para a Secretaria de Estado da Cultura e para o Ministério da Cultura (MINC) e previa a parceria com escritores nacionalmente conhecidos ou não, mas que tenham livros publicados e reconhecidos pela crítica. Os escritores selecionados teriam os seus livros adquiridos pelos programas de compras de livros e como contrapartida dariam uma quantidade de palestras nas escolas.

Ao longo de dois anos, Sacolinha teve 6 reuniões com diversos setores dos dois governos e após algumas mudanças no projeto resolveu-se dar início ao projeto neste semestre com 10 escritores de diversas partes do Brasil, entre eles, o escritor suzanense. “Já venho ministrando palestras nas escolas desde 2006, mas agora com o subsídio público essas palestras terão mais estrutura e reconhecimento” afirma o autor.

A ida de Sacolinha nestas escolas se dará ao longo de 10 meses, iniciando agora em setembro e terminando em agosto de 2014. Nos meses de janeiro e julho não haverá as palestras por conta do período de férias.

As palestras terão duração de até 1h30 e o autor contará um pouco da sua curiosa trajetória literária, falará da importância da leitura e promete ainda transformar o pensamento e a visão dos alunos presentes com interpretação de poesias, contos e crônicas. “Afirmo com toda a certeza: os alunos que participarem dessas palestras terão outro olhar com relação à literatura, aos livros e à leitura.”, desafia o escritor.
O público alvo são professores e alunos acima de 10 anos. Cada palestra poderá ter até 120 participantes. As intervenções poderão ser em qualquer período, manhã, tarde ou noite. A prioridade é para as escolas que já desenvolvam algum projeto de incentivo à leitura.

Os interessados em receber a palestra devem entrar em contato pelo e-mail: assessoriaescritorsacolinha@gmail.com ou pelos telefones: 98325-2368 Tim ou 99526-3561 Vivo.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

2ª Conferência Regional de Meio Ambiente do Alto Tietê debate propostas sobre resíduos sólidos

A 2 ª Conferência Regional de Meio Ambiente do Alto Tietê Cabeceiras aprovou 20 propostas para políticas públicas ambientais na região. A etapa final da conferência aconteceu no último sábado (10) na Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes e teve representantes de diversas cidades.

A Conferência Regional é uma etapa preparatória para Conferência Estadual do Meio Ambiente a ser realizada de 20 a 22 de Setembro, em São Paulo. A etapa regional foi organizada pela sociedade civil (Bio-Bras, VoS, ICATI e Afeesp) e contou com apoio dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes.

Tendo plenárias em todos os municípios envolvidos e elegendo delegados para representar a região na etapa estadual. O tema da conferência foi Resíduos Sólidos e teve 4 eixos norteadores: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho e renda, educação ambiental.

Entre os destaques discutidos na etapa final da regional estão alternativas à usina de incineração, como a compostagem. A proposta de incineradores foi bastante rechaçada no encontro pela sociedade, pois segundo a população, é altamente nociva do ponto de vista socioambiental e não considera as características locais, geográficas e ambiental.

A conferência aprovou ainda moções de apoio ao cumprimento do Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras e à criação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de São Paulo (CIEA).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Visita de Alckmin gera discórdia e coloca em contradição tucanos na região

A vinda do governador Geraldo Alckmin, na última segunda-feira (22/07) para inauguração da pedra fundamental do futuro hospital estadual de Suzano, um verdadeiro palanque eleitoral, gerou divisão entre os prefeitos da região, demonstração disso foi a indignação por parte do prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB) que não poupou críticas ao próprio companheiro de partido, em entrevista a Rádio Metropolitana AM, bem diferente de Paulo Tokuzumi que sempre defende o governador, mesmo Suzano sendo colocada em último plano nas ações.

Filló cobra uma postura do governador em relação ao Hospital Regional Dr. Osiris Florindo Coelho que atualmente está abandonado. “Tenho vergonha de vir aqui em Suzano e ver o governador lançar o hospital novo, sendo que o de Ferraz não funciona, eu não estou entendendo muito bem que o governador pretende com essa atitude” disse Filló.

O prefeito ainda criticou a falta de ação do Secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. “Fizemos tudo o que tinha que fazer, já jogamos a toalha em relação ao hospital regional, cansamos de pedir e o governo do estado não tomar nenhuma atitude. Esse secretário de saúde é muito fraco, muito ruim de ação, não funciona, e a população já está revoltada” complementou

Já não é de hoje, essa situação de desentendimento envolvendo o município com o Governo de Estado, recentemente, o Prefeito de Ferraz que sempre se intitulou pela boa relação com o governador, um verdadeiro pupilo tucano, apelou contraditoriamente para a Associação Comercial para cobrar Alckmin em relação ao combate à violência e garantia de mais segurança.

“Senhor Governador, manifestamos nosso constrangimento, indignação, clamor e extrema preocupação em relação à falta de segurança que vem afligindo os trabalhadores, empresários, consumidores, escolas, professores, alunos e a população de Ferraz de Vasconcelos em geral, as quais estão sendo vítimas das mais diferentes formas brutais de violências, entre elas assaltos, roubos, furtos, sequestros, tráfico de drogas e assassinatos.” dizia trecho da carta aberta enviada pelos comerciantes a pedido do prefeito de Ferraz, que pelo visto anda mal na fita com Alckmin, mesmo sendo do mesmo partido.


Por Fabio Ferreira

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Atletas da região disputam Campeonato Brasileiro de Sumô no final de semana

Campeonato Brasileiro de Sumô acontece neste final de semana e deve reunir cerca de 500 atletas de diversas partes do país

Atletas da região disputam neste final de semana (20 e 21), a partir das 8 horas, no Ginásio de Sumô do Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão, no Bom Retiro, em São Paulo, o 52º Campeonato Brasileiro de Sumô.

Entre os atletas, a sumotori suzanense Luciana Montgomery Watanabe. Um dos principais destaques e exemplos de dedicação ao sumô no Brasil, a suzanense da equipe Nova Central de Sumô, é decacampeã brasileira na modalidade. Luciana é uma das representantes da região e lutará nas categorias leve (65 kg) e por equipes.

O Brasileiro deve reunir cerca de 500 atletas de diversas partes do Brasil e será disputado nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto, por equipe ou individual, nas modalidades masculina e feminina. Esta é também a 16ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino.

“Eu vou participar apenas no sábado, no Campeonato Brasileiro, pois também irei para o World Games na próxima semana, e como tudo está muito próximo estou focando mais nessa competição internacional. Bem eu já ganhei algumas vezes o Campeonato Brasileiro, e sei que agora está vindo uma nova e forte geração que treinou desde criança e está cheia de vontade. Apesar disso as expectativas são boas, mas meu foco esse ano está no World Games no final do mês e no Combat Games, em Outubro, na Russia, onde haverão atletas muito fortes”, destaca a atleta.

No sábado acontece o campeonato com disputas nas categorias individual e por equipes, no feminino e masculino de mirim, infantil, juvenil e adulto. Já no domingo ocorre seletiva para o Campeonato Sulamericano, que ocorrerá na Venezuela em maio de 2014. Ainda no domingo haverá o Torneio da Amizade, Brasil e Venezuela.

O Conjunto Esportivo e Cultural Brasil-Japão, fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 5446, Bom Retiro - São Paulo. As disputas começam a partir das 8 horas. A entrada é franca.

Peça [Des]água será apresentada na feira do Miguel Badra (20/07)






















A peça “[Des]água”, do grupo Coletivo Alma, que foi apresentada na última quarta-feira na Praça João Pessoa, será encenada no próximo sábado (20/07), às 11 horas, na feira do Miguel Badra (Rua Unificado por Cristo - antiga rua 12). Duas horas antes da apresentação, no mesmo local, será oferecida oficina de "Comunicação visual no teatro de rua".

Esta é a segunda passagem do grupo pelo município, que além de trazer divertimento com a peça, também propôs para a plateia uma mensagem reflexiva sobre o uso e a mercantilização da água.

De acordo com a figurinista do grupo, Samara Costa, a peça é feita em moldes de musical com muito dinamismo para atrair e prender a atenção do público. "Utilizamos a música e o cenário para atrairmos a atenção do público que está transitando pelo local. Além disso, o espaço permite uma movimentação e interação com a plateia", comentou.

O espetáculo [Des]água conta a história de dois povos: o povo bacia celebra a natureza e o povo pneu aprisiona a força das águas. Mas um conflito provoca mudanças na fábula e no curso do rio. Em meio aos destroços, moradores de uma grande cidade são afetados por uma enchente e levantam questões em torno da permanência da população que vive às margens dos rios.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Parar ou Continuar?

















O Gigante acordou! Como escutei essa frase nesse último mês e como acredite nela. Percebi uma coisa durante a manifestação ocorrida no centro da cidade de Suzano, enquanto os manifestantes andavam pelas ruas, comecei a notar que muitas pessoas olhavam aquele ato como se não fizessem parte dos motivos que originaram ele.

Uns falam,que o surgimento foi dado por interesses partidários, outros falam que seria um início de um golpe, outros o começo da mudança. Sempre falo para meus alunos que temos que enxergar além da visão e ontem de certa maneira eu enxerguei, vi um povo que não sabe o poder que tem, vi um povo sofrido que não acordou, que ainda dorme , um povo escravizado, não por correntes, mas, por algo pior, o sentimento de indiferença, a falta de fé, fé em acreditar que a mudança é possível.

Quando vi o caminhoneiro ser agredido, uma forte tristeza me dominou e não consegui segurar as lágrimas, porque esse é um dos meus piores defeitos, sou chorona. Percebi que aquela marcha acabava ali, que não poderia continuar, um ato infeliz, um ato desumano, porque a nossa marcha é pela justiça e pela igualdade.

Foi difícil tomar aquela decisão de dispersar as pessoas, porque a minha vontade era andar, gritar, chamar a população. Em tudo, tudo mesmo existem dois lados, o lado bom e o lado ruim, uma luta eterna, se aquele incidente foi fatalidade, se aquele incidente foi intencional premeditado, desconfio, mas não sei, o que sei é que o MPS continua.

Continua porque o MPS não é apenas uma a sigla, significa a luta do povo de Suzano, eu não sou a líder, porque um líder não existe no movimento, mas, eu sou parte desse movimento, falem, duvidem, questionem, isso é da natureza humana. O importante para mim, são os ideais em que acredito, ideais que defendo e quem me conhece sabe disso. Na quinta-feira(11/07) de certa forma fui ameaçada por um sangue suga comissionado da Prefeitura, ameaçada com gestos, sabem porque fui ameaçada?

Por um único motivo, por acreditar e lutar pela MUDANÇA, mudança que é possível, não por mim sozinha, mas, por nós, todos nós, gritei no Edifício Nacional que o tempo deles logo irá terminar, não acredito que a injustiça, que a desonestidade dure para sempre, porque o único que é eterno é o meu Deus e um dia ele julgará todos.

Nesses dias conheci pessoas maravilhosas, pessoas que nem imaginava que existiam, pessoas que acrescentaram a esperança em meu coração, pessoas que me fizeram sentir que sou importante e respeitada, que me escutaram, que me aconselharam, que marcharam junto comigo. Elas são um presente do céu.

Precisamos ainda de 8000 mil assinaturas, parar ou continuar? Eu continuo porque o meu nome continua sendo POVO!!!!!


*Bianca Nunes
Faz parte do Movimento Popular Suzanense (MPS)

sábado, 6 de julho de 2013

"Suami está suamindo com a cultura” dizem artistas em enterro

Na tarde da última sexta(05/07), artistas promoveram o enterro simbólico do Secretário de Cultura, Suami de Paula Azevedo em frente do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. Com frases como "Meu caro Suami a Sorborne não é aqui", "Suami está suamindo com a cultura” e "Suami, vê se assume ou vê se some", os artistas de Suzano fizeram o enterro.

Segundo os participantes o motivo do enterro foi a falta de diálogo com a classe, a não realização da Conferência Municipal de Cultura, a contratação de um planetário (tenda inflável) no valor de 1 milhão de reais e a perseguição aos artistas da cidade.

O secretário não estava na secretaria e após duas horas de manifestação, os artistas foram recebidos pela assistente do secretário, que prometeu uma reunião para a próxima quinta-feira (11), onde os entre os itens principais da pauta, segundo Débora Garcia, presidente da Associação Cultural Literatura no Brasil, estão a realização da Conferência Municipal de Cultura e as explicações sobre o Planetário no valor de 1 milhão de reais.

“Não abrimos mão de realizar esta conferência. E não podemos ser vistos como cidadãos que deixaram passar batido o aluguel de uma tenda inflável no valor de 1 milhão de reais”, diz Débora.

A reunião com secretário deverá contar com representantes de diversos segmentos da classe que estão articulando a Conferência Livre de Cultura, sendo uma conferência a ser realizada pela classe artística da cidade, caso o poder público mantenha a decisão de não realizar a mesma.

E caso a postura do secretário não mude, os artistas promotem realizar missa de sétimo dia.

“E se a situação continuar do jeito que está ou piorar, vamos fazer a missa de sétimo dia”, destaca o escritor Ademiro Alves, o Sacolinha.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Escritores farão enterro do Secretário de Cultura





















Secretário de Cultura de Suzano, Suami de Paula Azevedo, será enterrado depois de velório ocorrido no mês de abril no Jd. Revista em Suzano.

A Associação Cultural Literatura no Brasil se diz cansada dos erros da Secretaria de Cultura de Suzano, comandada por Suami e promove agora o enterro do secretário. Segundo os organizadores, o ato ocorrerá no começo deste mês, época que ocorreria a Conferência Municipal de Cultura.

O escritor e cordelista Francis Gomes, está indignado com trabalho desenvolvido pelo secretário e comenta a necessidade do ato. "Havíamos feito o velório e deixado o enterro para depois, mas não imaginávamos que viria um erro grave em tão pouco tempo assim. Desta forma iremos enterrá-lo de vez. Pra gente já deu", declara o cordelista.

O velório ocorreu em abril, o motivo foi a falta de diálogo com a classe artística e o fechamento do Teatro Contadores de Mentira que, segundo os escritores, teve a participação do secretário de cultura.

A contratação de uma tenda inflável (planetário) no valor de 1 milhão de reais, a não realização da Conferência Municipal de Cultura e ainda a insistência do secretário em não dialogar com os artistas locais, levaram o grupo a tomar a decisão de realizar o ato.

O diretor da associação e escritor, Sidney Leal, ressalta o que pode acarretar com a não realização da Conferência. "Não realizar a conferência é dizer ao Governo Federal que não tem interesse em participar do Sistema Nacional de Cultura e com isso não teremos direito a receber verbas do MINC, da FUNARTE e da FBN." disse.

Se ainda assim o prefeito Paulo Tokuzumi não tomar providências, os organizadores prometem realizar a missa de 7º dia. "Sabemos que ele só continua no cargo por proteção da vice-prefeita, Viviane Galvão. Mas até que ponto compensa o apadrinhamento de uma figura irresponsável como o atual secretário de cultura? questiona o escritor.

Segundo os organizadores haverá também um sarau cultural, com a presença de todos os artistas que estão insatisfeitos com a gestão do secretário. Por questão de estratégia o local do enterro, data e horário será mantido em segredo e divulgado à imprensa somente no dia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...