A sociedade civil organizada criou uma petição online questionando o Pólo Industrial que o Prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB) pretende implementar dentro de Área de Proteção aos Mananciais (APM) no município. O anuncio do pólo de aproximadamente de 12 quilometros na Estrada dos Fernandes, foi feito pelo Prefeito em palestra realizada pela Receita Federal no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi no começo deste mês.
A principal critica é o fato da decisão ter sido tomada unilateral, ou seja, sem ter sido feito algum estudo técnico e sem consultar o Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras e os municípios pertencentes a bacia do rio Guaió.
Segundo a Petição, a cidade poderá sofrer sérias consequências, como aumento das enchentes e alagamentos no município, caso a criação do Parque Industrial permaneça.
“A cidade de Suzano quer acabar com a área para instalar um Parque Industrial, sem estudo algum e não mede as consequências. Quem vai pagar caro é a população com aumento dos desastres, ocasionados pelas enchentes. Por isso é fundamental assinar por uma cidade planejada.”
Para participar da petição online, é necessário acessar o link ( http://avaaz.org/po/petition/Em_Defesa_da_Bacia_do_Guaio_para_combater_as_enchentes/ ) e assinar.
RIO GUAIÓ
O rio Guaió nasce no município paulista de Mauá, ao lado da nascente do Rio Tamanduateí, no Parque Ecológico Santa Luzia. Com aproximadamente 20 km de extensão, o Guaió desloca-se, a jusante pelos municípios Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e de Poá, e, à direita, os Municípios de Ribeirão Pires e de Suzano. A sua foz se dá no rio Tietê, na divisa com o Município de Itaquaquecetuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário