No último final de semana, de 20 a 22 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, foi realizada a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, que contou com mais de 800 delegados de diversas regiões que foram eleitos nas etapas Municipais/Regionais. A educadora ambiental do Coletivo Educador VoS - Voluntários Socioambientais, Luciana Ferreira foi eleita delegada dentre as 38 vagas da sociedade civil para a etapa nacional.
A educadora destaca a pretensão do coletivo na etapa nacional. “A nossa presença na Conferência Nacional será de articulação e defesa de políticas públicas estruturantes para a Educação Ambiental de modo que o processo de construção e implementação dos planos municipais e estaduais de resíduos estejam em consonância com as Políticas Nacionais e Municipais de Educação Ambiental.” destaca.
Luciana critica a falta de organização ocorrida na Conferência Estadual. “Foi uma decepção, a sociedade não merece tanto descaso do Poder Publico. O minimo que a organização da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente deveria fazer era organizar uma metodologia para realização dos debates, mas isso não foi feito.” salienta.
Os debates da Conferência Estadual versaram sobre o tema " Política Nacional de Resíduos Sólidos", Lei 12.305/10, que foi explorado em quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, e Educação Ambiental.
Segundo ela, a falta de metodologia foi prejudicial no eixo de educação ambiental e ao processo. “Nós levamos 5 propostas estruturantes com uma concepção educadora e sistêmica, conseguimos aprová-las no nosso eixo temático, mas as propostas não foram encaminhadas para a etapa nacional por pura falta de organização da Comissão Organizadora.”
A educadora ambiental acredita que o processo em Brasília será diferente ao da etapa estadual.
“A minha expectativa é de que tenhamos espaço para discutir o máximo de propostas, de realizar articulações com outros Coletivos e que tenhamos organização e qualidade nos debates, teremos trabalho dobrado na etapa nacional.” conclui
A 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, será realizada em Brasília de 24 a 27 de outubro.